13.7.11

Egoísmo


“Definição: Hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona. Neste sentido, é o antônimo de altruísmo. Um sujeito egoísta é aquele que acredita que o mundo, inclusive as pessoas ao seu redor, foram criadas para ele e somente para ele. Uma pessoa egoísta – e todos são em maior ou menor medida – sofrem porque as outras pessoas não correspondem à sua expectativa. O egocentrismo caracteriza-se pela fantasia de imaginar que o mundo gira em torno de si, tomando o eu como referência para todas as relações e fatos. Uma pessoa egoísta pode não ser egocêntrica, uma vez que luta para fazer com que os fatos se amoldem a seus interesses. A pessoa egocêntrica é egoísta, no sentido de que não consegue imaginar que não seja ela a prioridade no mundo em que vive.” 

Terrível quando nos descobrimos assim!
A parte boa é que sempre há em nosso caminho alguém querido que nos dá um puxão de orelha, um chacoalhão, e nos mostra a realidade que preferimos, até então, deixar encoberta (muitas das vezes isso é inconsciente, acredite!).
Aí então acordamos pra vida.
Damos mil e uma desculpas para o intento.
O difícil e trabalhoso é a mudança.

Digo difícil e não impossível!
 

Um comentário:

alter ego disse...

Como uma pessoa com o coração imenso e sempre disposto, com mãos prontas para estender, pernas que vão na direção certa pode ser egoísta? Uma pessoa que torce pela felicidade e o bem-estar das outras jamais pode ser considerada egoísta... Você não é egoísta, não! Desculpe pela brincadeira de ontem!!! Minhas desculpas públicas!!! superbeijo...